Argila verde, pra que serve?

setembro 22, 2018
Muito tem se falado sobre os benefícios das argilas nos cuidados com a pele, mas será que sabemos mesmo para que serve cada uma delas? Pra tentar ajudar um pouquinho a entender melhor pra que serve e como usá-las, hoje vamos falar sobre a argila verde, pra que serve, pra qual tipo de pele ela é indicada e como devemos usá-la.

#IMPORTANTE: não sou dermatologista e nenhuma dica substituiu as indicações e tratamentos do dermatologista, preserve a saúde da sua pele e procure sempre o auxílio de um profissional habilitado.

Let’s go girls!



É importante sabermos que existem tipos diferentes de argilas, e cada uma possui uma composição específica e é destinada para diferentes objetivos na hora de cuidado com a pele. Pra conhecimento geral, os tipos de argila são: argila amarela, argila cinza, argila vermelha, argila branca, argila preta e argila marrom.

Hoje vamos falar da argila verde! Esse tipo de argila é indicado para peles oleosas e com tendências a acnes. A argila verde tem um alto poder de limpeza e desintoxicação da pele, é rica em minerais, como cobre, zinco, magnésio, fósforo e potássio, aliados no controle e redução da oleosidade excessiva da pele (por isso deve ser evitada por quem possui a pele seca), além disso a argila verde possui ação adstringente (mais uma ação importante pra peles oleosas e acneicas), tonificante e estimulante.

BENEFÍCIOS DA ARGILA VERDE:

  • Ação anti-inflamatória 
  • Possui propriedades antissépticas que ajudam a prevenir possíveis infecções.
  • Auxilia na absorção de toxinas da pele, deixando-a mais limpo e equilibrada.
  • Alto poder revitalizante e cicatrizante, devido sua ação desintoxicante e adstringente.
  • Contribui para o controle da oleosidade excessiva da pele
  • Auxilia no tratamento de espinhas 


COMO USAR A ARGILA VERDE:

O ideal é sempre optar por produtos naturais, orgânicos e veganos, para que tu possas usar um produto o mais natural possível. A argila verde pode ser encontrada em pó, para que tu prepare ela e/ou já pronta pra uso. O pó da argila verde pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e a versão já pronta em farmácias.

Eu tenho as duas opções, comprei o pó de argila verde na loja Cativa que fica no bairro Moinhos em Porto Alegre, e também vende pelo site e versão já pronta para uso comprei a Panvel.
 
                           Resultado de imagem para argila verde cativa naturezaResultado de imagem para argila verde panvel

Para preparar a argila verde, é necessário:

  • Tigela ou pote de plástico e/ou vidro (higienizado, é claro), 
  • Água mineral (filtrada) ou 
  • Algum óleo essencial da tua preferência, água termal ou 
  • Àgua de rosas. (eu sempre uso água mineral, que é o que eu tenho em casa)
  • Uma espátula ou colher de plástico (colheres de metal podem estar contaminadas com resíduos de produtos).

 

Preparo: Pegue sua tigela, sua argila em pó, e coloque uma quantidade pequena da argila na tigela e vá acrescentando a água aos poucos e vá misturando até conseguir uma consistência homogênea (tipo um creme).
#DICA: pode acontecer de sobrar argila e infelizmente não terá como guardar, minha dica é ir colocando as quantidades aos poucos pra não produzir em excesso e caso isso aconteça, tentar dividir com mais alguém, chama as amigas, mozão, a mãe, o pai, todo mundo, mas tente não desperdiçar produto, tá?
  • Com a misturinha pronta, e com a pele do rosto já higienizada, borá aplicar ela no rosto, mas muita calma nessa hora, curta esse momento. 
  • Comece aplicando pelas regiões maiores do rosto, faça um carinho no seu rosto (nada de pressionar a pele ok?).
  • Pode aplicar com a mão ou com a ajuda de pincel (o ideal é tu separar um pincel só pra isso);
  • Não é necessário fazer uma camada super grossa, só cuide pra não ficar muito fininha, assim a argila age no seu rosto sem secar super rápido. (em média leva uns 20 minutos, não passe disso com ela no rostinho);
  • Não pode aplicar nos olhos e nem nos lábios, ok beninas?
  • Passou os 20 minutinhos, basta retirar ela em água morna (não pode ser quente)
  • Depois é só finalizar com teu hidrante e caso vá sair não esqueça do protetor solar

#DICA: se organize para fazer esse processo a noite, ou em um dia que você não vai mais sair de casa, para que sua pele absorva bem os cuidados e não fique exposta a poluição.

COM QUE FREQUÊNCIA POSSO USAR A ARGILA VERDE?

Por ter um alto poder antioxidante e adstringente o ideal é que você faça o uso da argila verde uma vez na semana, ou a cada quinze dias, de acordo com as necessidades da sua pele. E caso tu esteja realizando algum tratamento específico na pele é importante consultar seu dermatologista.

Espero que tenham gostado das dicas, espero vocês aqui e lá no insta e não esqueçam de avisar se testarem as dicas. <3

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.