REDE DE APOIO - SOBRE TER AMIGAS NEGRAS

Alicia Keys, Nick Minaj e Beyoncé - Foto: photos.vanityfair.com
Ter uma rede de apoio, alguém a quem desabar, ser o ombro de alguém e compartilhar de uma empatia única e verdadeira, não sentir-se sozinha, perdida, abandonada.

Nós mulheres negras somos no geral muito solitárias, muitas de nós vivenciam a solidão desde muito cedo, dolorosamente muitas crianças são excluídas e descobrem ainda na infância a dor de ser deixada de lado, de se sentir preterida.


Para algumas poucas essa sensação da solidão é leve e muitas vezes passa despercebida, eu por exemplo, nunca havia parado pra refletir se me sentia sozinha, provavelmente já fui excluída, deixada de lado e não me dei conta.

Hoje possuo uma rede de amigas negras, funcionamos como uma espécie de rede de apoio, amigas que compartilham dos mesmos anseios, inseguranças, medos e esperanças, amigas que verdadeiramente se entendem de uma forma que (infelizmente) nenhuma amiga branca irá compreender,  mesmo que demonstrando empatia e tendo discursos e comportamentos anti racistas, jamais sentirão na pele as “dores e amores” de ser uma mulher negra.

Não que eu desmereça a amizade das mulheres brancas que tenho hoje, sou grata por cada amiga verdadeira que tenho na minha vida, mas conviver com outras mulheres negras acolhe de forma importante, muitas vezes fornece um resgate a ancestralidade, a nossa cultura. Nossa união mostra força e afronta um sistema feito para nos separar e nos colocar como concorrentes. Torna nossa luta diária menos dolorosa e solitária, tente se imaginar lutando uma guerra sozinha, agora se imagine cercada por guerreiras tão fortes ou mais fortes que você, há uma imensa diferença não é mesmo?


Sou grata pelas mulheres maravilhosas que tenho ao meu redor hoje, que compartilham suas histórias, dividem seus conhecimentos e fraquezas, aprendi muito com essa troca e aconselho que tu mulher negra que se sente sozinha, busque por outras mulheres negras, acolha e seja acolhida, pare de ver a outra como inimiga.

Quem quer se empoderar, jamais vai conseguir fazer isso sozinha. <3




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.