QUAL O TIPO DO SEU CABELO

maio 03, 2017
A gente sabe que existem diversos tipos de cabelo, cada um com suas particularidades, mas separa-los apenas em crespos, cacheados e lisos, acaba sendo uma classificação muito ampla.
Pensando em organizar melhor as definições de tipos de cabelo, o cabelereiro Andre Walker, cabeleireiro da Oprah Winfrey, criou um sistema de classificação dos tipos de cabelo através das suas texturas, sistema este que é de grande auxilio nos cuidados e particularidades de cada tipo de cabelo e fio.
Walker, criou 4 categorias de classificação de tipos de cabelos, sendo elas divididas em liso, cacheado e crespo e dentro de cada categoria subdivisões. Para que consigamos entender melhor sobre cada uma e consiga classificar nossos cabelos, segue explicação detalhada:
Os cabelos do tipo 1 são os de textura totalmente lisa, sem nadinha de ondulações, liso da raiz às pontas. Em grande parte sedoso, devido fato de ser mais fácil da oleosidade chegar até as pontinhas do cabelo, em alguns acaba apresentando uma oleosidade excessiva.
1A : Com fios mais fininhos, pouco encorpado, em alguns casos tende a ser oleoso, devido ao fato de ser mais coladinho na cabeça, o tal “liso escorrido”.
1B : Nesta textura, o liso já é mais encorpado do que o tipo 1 A tendo mais volume, por sua textura não ser tão “escorrida”, consegue ser modelado e não desmanchar.
1C : Normalmente de textura mais pesada, fios grossos que podem não ter tanta facilidade para segurar penteados ou cachos quando modelados, devido ter uma textura mais pesada.
#DICA: A dica é de forma geral para ambas as texturas, que são cremes hidrantes, leave-ins, reparadores de pontas e claro para as que usam secador, babyliss ou chapinha, SEMPRE aplicar antes algum protetor térmico.

Nos cabelos de tipo 2, temos aqueles que não se enquadram como lisos, mas que também não chegam a formar cachos mais fechados, criam uma textura mais aberta como uma espécie de “S”, deixando uma textura de ondulações no cabelo e com a raiz lisa.
2A : De textura quase lisa, apresenta leve  ondulações em forma de “S”, normalmente não apresentam volume, diferente dos lisos, modelam com mais facilidade.
2B: No tipo 2B, as mechas já ondulam com mais definição, ainda formando cachos com o formado de “S” ,porém mais fechados.
2C:  Com ondas bem mais aparentes, cabelos com essa textura apresentam cachos mais definidos que nas categorias anteriores, porém, soltos. A raiz ainda é lisa, e normalmente não demonstra uma aparência de tão “coladinha” na cabeça quanto os lisos, com o uso de ativadores de cachos é possível uma melhor definição.
#DICA: A dica é para ambas as texturas, que são cremes hidrantes, e para uma melhor definição das ondas vale o uso de ativador de cachos e claro para as que usam secador, babyliss ou chapinha, SEMPRE aplicar antes algum protetor térmico.

No tipo 3 começamos a ver os cacheados, agora com cachos mais fechados e com formatos mais variados, inicia a aparência de cachinhos mais próximos de “molinhas” do que de “S”.
3A : Nos cabelos com essa textura, os cachos são mais definidos, quase com aquela aparência de feito com babyliss, largos e regulares.
3B : Aqui os cachos são mais enrolados do que na categoria anterior, cachos definidos e estreitos, com aparência de espiral.
3C: Cachos bem definidos, bem fechados e mais estreitos, espirais mais fechadas. No tipo 3C os cachinhos tendem a ficar mais coladinhos entre si, normalmente de fios finos e mais sensíveis.
#DICA: Como dia para os cabelos cacheados, são os cremes ativadores de cachos, auxiliando para uma melhor definição (caso seja este o objetivo), hidratações com produtos específicos ao seu tipo de cabelo. Outra dica é que vale iniciar um cronograma capilar, reparadores de pontas, óleos naturais e claro sempre utilizar produtos com proteção térmica antes do uso de secador, babyliss ou chapinha. Para estas texturas também é indicado o uso de produtos destinados ao dayafter e para quem quiser uma melhor definição dos cachos, a dica é desembaraça-lo no banho, além de evitar escova-lo seco pois isto pode desmanchar os cachos e causa o frizz (É CLARO QUE, SE TU QUER VOLUME E NÃO TÁ NEM AÍ PRO FRIZZ, SUPER te indicamos a usar o pente garfo pra auxiliar no volumão e ARRASAR.)


Vamos falar dos crespos então? Aqui nesta categoria podemos inserir os cabelos com cachos mais fechados, aqui em algumas texturas os cachos já são bem visíveis até mesmo com o cabelo molhado, o tipo de cabelo definido por alguns como “afrohair”, normalmente tendem a ser mais secos e sensíveis, devido sua textura dificultar que a oleosidade consiga percorrer todo o fio desde a sua raiz. Os crespos (assim como todos os tipos de cabelo, ok?) necessitam de hidratações, porém, mais que os outros devido o fator da oleosidade, para que consigam ficar saudáveis e evitar a quebra e fragilidade.
4A : Cachos bem estreitos, com uma aparência de molinha, larguras mais estreitas e bem definidos, claro que os cabelos desta categoria também variam nas formas dos cachos, pois além de cada um ter a sua textura, os cuidados que cada um segue também é diferente.
4B: Aqui os cachinhos tendem a ser mais secos, volumoso e com as mechas seguindo um formato mais em”Z”, não possui  a mesma  definição presente no  tipo 4 A.
4C:  Segue com o formato de zigue zague dos cabelos da subcategoria anterior, mas apresenta mais mechas sem nenhuma definição, tende a ter fios mais grossos e também sofre do fator da dificuldade da oleosidade seguir da raiz as pontas, contribuindo para um cabelo mais seco.
#DICA: Use e abuse de cremes de pentear, hidratantes, mascaras de tratamento, óleos naturais, reparadores de pontas, tendo sempre o cuidado de usar produtos que se adaptem ao que você prefere para o seu cabelo, por estas texturas variarem mais é necessário testar e ir descobrindo quais produtos se identificam melhor com você, como na categoria anterior é legal seguir um cronograma capilar, pra ter um cabelo saudável forte. Quando o fator definição, vale o uso de produtos específicos que auxiliam e de técnicas de texturização, como a fitagem, maaaaas (adoro quando tem “mais”, é tipo “TEM MAIS OPÇÃO GENTE”), se o objetivo for o volumão nosso de cada dia, o pente garfo será o seu melhor amigo, claro que sempre cuidando da hidratação e da saúde das suas madeixas.
OBS.: Para os cabelos do tipo 4, muitas crespas indicam algumas técnicas. Como co washlow poono poo, ou de optar por produtos mais naturais. Como o nome aqui  do blog já diz (UMA CRESPA), os textos são escritos por uma crespa e a dica que eu deixo sobre meu cabelo, é ir buscando por produtos destinados ao que você procura, como definição ou volume (ou os dois), e não forcem seus cabelos a seguir técnicas somente por  que alguma amiga também segue, seu cabelo merece cuidados, justamente por que é parte de você e ele também é muito influenciado pela sua saúde, então vale também de dica os cuidados com a alimentação e da sua saúde.
IMPORTANTE: Meninas ao testarem produtos, SEMPRE que tiverem qualquer reação inesperada, por favor, procurem um médico e parem de usar o produto e também informem a marca pra que a empresa tenha conhecimento e controle do que o produto pode estar causando. Outro aviso importante, medicamentos devem ser prescritos por médicos, nada de sair usando sem receita ok? E medicamento que diz USO VETERINÁRIO, é por que o uso é este mesmo, ou seja, NÃO É LIBERADO PRA VOCÊ USAR NO SEU CABELINHO, o couro cabeludo absorve as substâncias para nosso organismo e isso pode ser MUITO PREJUDICIAL a saúde. Por favor, não saiam usando produtos químicos sem conhecimento, eu sei que a internet é cheia de dicas e receitas caseiras, mas saúde é super importante e não vale o risco.
Espero que tenham gostado do post e que eu tenha ajudado a esclarecer a dúvida de vocês (e a minha também). Quem ficou com mais dúvidas pode comentar aqui ou lá nas redes sociais ou enviar um email também. ❤

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.